Rio Branco, AC, 7 de setembro de 2025 22:27

Lançadores de mísseis e proteção contra armas químicas: como são os navios de guerra dos EUA mandados para a costa da Venezuela

Movimentação militar acontece sob a alegação de conter ameaças de cartéis de tráfico de drogas. Durante o primeiro mandato de Trump, Maduro foi oficialmente acusado por Washington de narcoterrorismo.

Os EUA estão deslocando três navios destróier de sua Marinha para o mar do Sul do Caribe, perto da costa da Venezuela, segundo as agências Reuters e Associated Press.

A movimentação naval teria como objetivo o combate a organizações que operam o tráfico de drogas da América do Sul para os EUA, classificadas por Washington como organizações terroristas. Maduro também foi formalmente acusado durante o primeiro mandato de Donald Trump por tráfico.

De acordo com a Reuters e a AP, os navios deslocados são destróiers com sistemas de combate Aegis: USS GravelyUSS Jason Dunham e USS Sampson. As agências dizem que mais de 4.000 militares serão posicionados na região.

Não está clara a localização exata dos destróiers, nem qual será a posição final deles na região. De acordo com a Reuters, a manobra foi iniciada na segunda-feira (18) e duraria cerca de 36 horas.

Hangar e helicópteros

Os três navios deslocados para o sul do Caribe contam com dois hangares para helicópteros MH-60 Seahawk, desenvolvidos especialmente para a Marinha.

Apesar de os navios não serem capazes de acomodar permanentemente as aeronaves, os helicópteros podem expandir o leque de missões realizadas pelos destróiers. Os helicópteros também cumprem funções como abastecer as unidades com suprimentos, realizar buscas e resgates e remoções de pessoal.

Os hangares permitem ainda a operação de drones.

Proteção contra armas químicas e nucleares

A classe Arleigh Burke é a primeira dotada de um sistema de filtragem de ar para proteção contra ataques químicos, biológicos e radioativos. Há compartimentos pressurizados, escotilhas duplas com câmaras de ar e até sistemas de lavagem para descontaminação de indivíduos eventualmente expostos.

Outros sistemas de proteção do navio incluem até a proteção dos equipamentos eletrônicos contra pulsos eletromagnéticos empregados por inimigos para danificar os navios.